quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ONÇA PINTADA

                                            


            O N Ç A  -   P I N T A D A
                      


NOME POPULAR : Onça –pintada Chorão
NOME CIENTÍFICO: Panthera OnçaChorão
NOME EM ENGLÊS: JaguarChorão
                                               

ChorãoÉ o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg.  É um animal de compleição robusta, dotado de grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo mundo.  Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos.  Assim como o leão, o tire e o leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.  Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas.  Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.  O leopardo (Panthera Padus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior.  Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, sendo esta apenas uma característica melânica da mesma espécie.  Mesmo nesses indivíduos, as pintas podem ser visualizadas na luz oblíqua.
      
ChorãoOriginalmente a distribuição deste animal se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina.  Atualmente ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, mas ainda pode ser encontrada na América Latina, incluindo o Brasil.  De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo onde entram em confronto com atividades humanas.  No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul.
                                                           
ChorãoOcorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado.  São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e á noite.  São territorialistas, ocupando,  na dependência do tipo de habitat, de 22 a mais de 15 km2, onde o território de um macho se sobrepõe ao de duas ou mais fêmeas.
                                                                                           
ChorãoSuas presas naturais consistem de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus.  No entanto quando o número destes animais diminui, geralmente por alterações ambientais provocadas pelo homem, as onças podem vir a se alimentar de animais domésticos e por esse motivo são perseguidos.

ChorãoOs machos e as fêmeas encontram-se apenas no período reprodutivo.  A gestação é de 93 a 105 dias, nascendo somente um ou dois filhotes.  A mãe cuida do filhote até que ele complete cerca de dois anos. Neste período o ensina a caçar e a sobreviver.
                                                                                    
ChorãoA destruição de habit aliada à caça predatória devido principalmente ao alegado prejuízo econômico causado às criações de animais domésticos fazem com que as populações venham sendo severamente reduzidas.  É classificada pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e pelo IBAMA como espécie  vulnerável e está no apêndice I do CITES.



                  ChorãoChorãoChorão Chorão Chorão



Fonte de Pesquisa e Imagens:Google
Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari -Roangas-

2 comentários:

  1. Que texto incrível! Amo felinos, em especial as onças, e fico triste em pensar que um animal tão lindo possa entrar em extinção!

    ResponderExcluir
  2. Que texto incrível! Amo felinos, em especial as onças, e fico triste em pensar que um animal tão lindo possa entrar em extinção!

    ResponderExcluir