quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PANDA GIGANTE

                                  

Nome científico: Ailuropoda Melanoleuca
Reino: Animália
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Ursidae
Gênero: Ailuropoda
Espécie: A. Melanoleuca
                                   
                       
DISTRIBUIÇÃO E SITUAÇÃO ATUAL: Os PANDAS GIGANTES vivem em alguns dos territórios mais altos e inóspitos das montanhas chinesas, junto ao território tibetano, o que, por um lado, tem dificultado a feitura de um levantamento efetivo de quantos animais sobrevivem em liberdade, mas por outro, tem a vantagem de ir protegendo alguns destes  animais dos caçadores  furtivos.
                                                                                                         
O PANDA GIGANTE é um dos animais selvagens mais admirados e adorados em todo o mundo, sendo por esse motivo escolhido como símbolo do WWWF (World Wildlife Fund), que se dedica à proteção de espécies ameaçadas. De fato, o PANDA GIGANTE está verdadeiramente ameaçado, embora a  sua situação já tivesse sido bastante mais dramática.

OS PANDAS GIGANTES foram capturados até há alguns anos atrás, uns para serem usados em circos e espetáculos, outros apenas para serem mostrados como troféus de caça, e outros ainda para  alimentação humana. Esta sangria, conjuntamente com a dificuldade de sobrevivência da maior parte das crias, levou a que este animal quase fosse extinto. Por outro lado, a necessidade das comunidades locais em aproveitar terrenos férteis para agricultura fez desaparecer algumas florestas de bambu, de que estes animais se alimentam quase exclusivamente, e que têm um crescimento muito lento, diminuindo assim consideravelmente o território disponível para a alimentação da espécie.

ALIMENTAÇÃO: Como o bambu é um alimento nutricionalmente muito pobre, os PANDAS GIGANTES têm de passar grande parte da sua vida a comer, não dependendo, por esse motivo, gastar muitas energias. O seu corpo, adaptado a este regime, funciona de forma muito lenta e compassada, pelo que o panda é um animal muito fácil de caçar, tanto mais que, ao contrário de outros ursos, não é violento nem agressivo.

Sabemos hoje que existem ainda algumas comunidades de PANDAS GIGANTES a viverem em liberdade e as autoridades chinesas têm feito para proteger e monitorizar estes animais. Por outro lado, alguns acadêmicos chineses criaram há alguns anos parques protegidos e um programa de apoio às crias recém nascidas, por forma a diminuir a elevada mortalidade que é natural verificar nas crias destes animais. Se no princípio os resultados eram desanimadores, e poucos animais sobreviviam, a experiência acumulada e a dedicação exclusiva de alguns biólogos e veterinários a este projeto, fez com que, nos dias de hoje quase todas as crias sobrevivam. O número de animais recenseados tem vindo a aumentar aos poucos, abrindo uma janela de esperança para o futuro.

REPRODUÇÃO: As mães PANDAS GIGANTES fazem no máximo, uma gravidez por ano, que dura cerca de nove meses. Nascem um ou dois pequenos pandas com pouco mais de dez centímetros e  que na maior parte dos casos pesam entre oitenta e noventa gramas, sendo portanto muito frágeis para as condições em que vivem.

TAMANHO,  PESO  E  LONGEVIDADE: Os PANDAS GIGANTES medem, em adultos, cerca de 1,55 m, pesam cerca de 150 kg e podem viver 25 anos, embora registro de um animal desta espécie que viveu em cativeiro na China até aos 35 anos. 



       






A DIVERSIDADE DO MUNDO ANIMAL




                                                                                               

Fonte de Pesquisa e Imagens:Google
Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-

Nenhum comentário:

Postar um comentário