quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ESTUDO GENÉTICO DAS ORCAS


Estudo genético mostra que orcas são mais de uma espécie
     
    
Elas podem ser parecidas, mas as orcas, também conhecidas como baleias assassinas, incluem várias espécies     distintas, de acordo com uma evidência genética publicado na quinta-feira (22).
Amostras de tecido de 139 baleias orcas de todo o mundo indicam que existem ao menos três espécies diferentes, de acordo com a publicação de pesquisadores na revista "Genome Research".
Estudiosos haviam suspeitado que esse poderia ser o caso. Os mamíferos, a despeito da coloração preta e branca ou cinza e branca, têm diferenças sutis em suas manchas e também nos hábitos alimentares.
Como um grupo, as orcas não são consideradas uma espécie ameaçada, mas algumas populações correm risco de extinção. A designação de novas espécies pode alterar esta situação e contribuir para a proteção dos animais ameaçados.
Uma das espécies se alimenta de focas, na Antártida, enquanto outra come peixe, segundo Philip Morin, da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA, que liderou a pesquisa.
A equipe do pesquisador sequenciou o DNA das mitocôndrias das baleias, que é transmitido com poucas alterações da mãe para os filhotes.
As 139 que tiveram o DNA sequenciado vieram do norte do Pacífico, do Atlântico norte e da Antártida.
A evidência genética sugere que existem duas espécies diferentes na Antártida e também separa as baleias assassinas do Pacífico Norte.
Outros tipos de orca também podem ser espécies distintas ou subespécies, mas ainda falta a realização de uma análise adicional para certificar o fato, disseram os estudiosos.
A NOAA ainda designou uma população de orcas que vive no Pacífico, ao largo da costa do Estado de Washington, como ameaçadas de extinção.
             
                                                 (fonte:Uol-Bichos- Reuters) -Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-

Nenhum comentário:

Postar um comentário