quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

JAGUARUNDI


         J A G U A R U N D I

NOME POPULAR: Jaguarundi, Gato-mourisco, Gato-vermelho, Gato-preto.
NOME CIENTÍFICO: Puma Yagouaroundi
NOME EM INGLÊS: Jaguarundi
                                          
Este felino tem aparência bastante distinta.  Seu corpo é delgado e alongado.  A cabeça é pequena e achatada, as orelhas curtas e arredondadas, as pernas curtas e a cauda muito longa.  Possui coloração variando do preto ou castanho escuro ao avermelhado.  Os indivíduos de coloração mais escura estão comumente associados às florestas enquanto que os mais claros, a ambientes mais secos.
  Passando mal
Passando mal
Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até a região central da Argentina, em vários tipos de ambientes.  Embora seja um dos felinos mais comumente encontrados, não chega a ser abundante em lugar nenhum.  Está extinto no Uruguai e é muito raro no sudoeste dos Estados Unidos.  São animais de hábitos diurnos e podem ser vistos andando em pares.
                                                 Passando malPassando mal
Alimenta-se basicamente de pequenos mamíferos, répteis e aves terrestres, podendo eventualmente chegar a utilizar animais de porte superior a 1 kg.

O período de gestação varia de 70 a 75 dias, com nascimento de 1 a 4 filhotes.
 Passando mal
Passando mal
A destruição de habitat é a principal causa de ameaça.  Além disso, o pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, limita a possibilidade da atuação do homem em estratégias de conservação.


                    Passando malPassando malPassando malPassando malPassando malPassando mal  

        
JAGUARUNDI

Fonte de Pesquisa:Google e Imagens:Google
Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari

Nenhum comentário:

Postar um comentário