quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O QUATI


                                      
         
                               Q  U  A  T   I

                   
NOME POPULAR:  Quati
NOME CIENTÍFICO : Nasua nasua
NOME EM INGLÊS: Coatimundi



É um animal muito ativo, de comprimento total de 70 a 120 cm com peso de 3 a 6 kg.  Apresenta coloração castanho-avermelhado em toda a parte dorsal e castanho-amarelada na parte ventral.  A cauda é anelada intercalando a coloração escura com a clara.  Tem focinho longo e fino com a extremidade bastante flexível.
  
Ocorre na América do Sul a oeste dos Andes, até a Argentina.  É encontrado principalmente em áreas florestadas apresentando atividade principalmente diurna.
                                                           
Possui um sistema social bastante interessante, em que todas as fêmeas e machos de até dois anos formam grupos de 4 a 20 indivíduos.  Machos de mais de 2 anos são expulsos do grupo e tornam-se solitários.  Durante a época de reprodução, que se dá no período de maior abundância de frutas, um macho é aceito em cada grupo, porém permanece totalmente submisso às fêmeas.  Nas outras épocas do ano, durante as quais os machos alimentam-se  predominantemente de presas, podem ameaçar os pequenos filhotes.

Este comportamento levava à crença de que se tratava de duas espécies distintas, a que tinha indivíduos solitários e a que tinha comportamento grupal.  Isso não é verdade, como já foi explicado.
   

Procuram comida nas árvores e no chão.  O longo focinho é bem adaptado para procurar alimento em buracos.  Sua dieta varia sazonalmente incluindo frutas, insetos e pequenos vertebrados.
                                                                              
A gestação dura de 10 a 11 semanas, período em que a fêmea se separa do grupo e constrói um ninho numa árvore.  Nascem de 2 a 7 filhotes que em 5 semanas de idade deixam o ninho e se unem ao grupo.
                  
Abismado



Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e IMagens:Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário