quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


LOBOS IGNORAM MORCEGOS E VICE-VERSA
                    

           MITICISMO... FANTASIA... FICÇÃO???...
                            
Em Crepúsculo (filme lançado) existe uma rivalidade entre lobisomens, os Queleute, e vampiros os Cullen. Os lubisomens protegem os homens e odeiam os vampiros, que se alimentam de sangue humano. No entanto, quando se fala de morcegos e lobos, no mundo regido pelas leis da natureza, um praticamente não toma conhecimento do outro.


                                                                              
Os lobos, assim como os Queleute, são radicais na manutenção de seu território. Mesmo assim, você não corre muito risco de ser atacado caso invada o território de um bando de lobos. Eles são meio tímidos ao lidar com humanos e preferem não aparecer. Se você estiver com um cachorro, porém, pode crer que ele corre um perigo do cão. A bobagem que se diz a respeito dos lobos é que eles uivam para a lua cheia. O certo é dizer que os lobos uivam e ponto final. Eles uivam independentemente da fase da lua e, mais frequentemente, ao nascer e ao cair do sol, que é quando estão fisicamente ativos. Outra coisa; um lobo, sozinho, uivando está procurando fêmea ou procurando encrenca porque é o que chama de “lobo solitário”, um lobo que está tentando formar seu próprio bando. Quando pertencem a um bando, os lobos geralmente uivam em coro, juntos, para demarcar o território ou para comunicação entre os membros de um mesmo bando.

                                   
  
Os morcegos têm hábitos noturnos, mas, ao contrário dos vampiros, não é porque temem a luz do sol. É porque são cegos. Em compensação, têm um sistema de orientação parecido com o sonar. Ao caçar durante a noite, eles ficam em vantagem.
Uma crítica pertinente aos Cullen, os vampiros criados por Stephanie Meyer, é que eles, ao contrário de todos os vampiros, podem andar sob a luz do dia. Por incrível que pareça isso vem acontecendo com os morcegos dos Estados Unidos e é uma anomalia.

                                                                             
No mundo real, que trata da sobrevivência das espécies no ecossistema, os morcegos estão ameaçados por uma praga chamada “a síndrome do nariz branco”. A doença é causada por um fungo que se reproduz em baixas temperaturas, tem a peculiaridade de descolorir os focinhos dos animais (daí o nome) e consome as reservas de energia dos animais. Por causa disso, eles ficam com fome mais cedo e acabam procurando alimento durante o dia.


Os Cullen são vegetarianos e, nisso, Stephante Meyer, aproxima seus vampiros prediletos dos morcegos de verdade, porque, são quase mil espécies de quirópteros no mundo, e a imensa maioria só se alimenta de frutos. Só existem três espécies de morcegos que se alimentam de sangue e, entre elas, só uma bebe sangue de outros mamíferos, que é o Desmodus Rotundus.
Se os vampiros de Stephanie Meyer não têm presas, os morcegos chamados hematófagos por se alimentarem de sangue, têm caninos proeminentes como todos os vampiros do universo pop.

                                                                        
Mesmo que os Cullen não ataquem humanos, Bella não deveria se sentir assim tão segura. Embora os morcegos carnívoros não sejam dados a usar humanos como alimento, existem registros recentes que mostram o contrário.
Segundo artigo publicado pelo pesquisador Filipe Dantas Torres na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, com a migração para áreas urbanas, os morcegos hematófagos começaram a fazer vítimas entre humanos. Em março de 2006, no bairro da Imbiribeira, no Recife, pelo menos 20 pessoas foram vítimas de morcegos em 13 dias, de acordo com o CVA (Centro de Vigilância Animal) da prefeitura do Recife.

            
Lobos, no entanto, dificilmente atacam humanos. Atacam cães de humanos que invadem seu território, mas, para que ataquem humanos, eles precisam estar com hidrofobia, que é uma doença que pode ser causada por morcegos.
Esta é a única e rara relação que pode haver entre morcegos e lobos.
No reino da fantasia, os humanos são suas vítimas. Já no reino animal, infelizmente, eles são vítimas dos humanos.
       








Fonte de Pesquisa: UOL BICHOS
Imagens:Google
Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-









Nenhum comentário:

Postar um comentário