quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O CÃO QUE UIVA

O “AU, AU, AU, AUUUUUUUUUUUUUUU” DO SEU CÃO
                         
O SEU CÃO PASSA A NOITE UIVANDO? É SÓ VOCÊ SAIR QUE O DANADO COMEÇA A LATIR? Entenda o que ele quer dizer e evite que a vizinhança reclame do seu amigão.
LATE DE MADRUGADA
Ele faz isso porque na calma da noite, o cachorro fica mais atento a pequenos barulhos. Ele sabe que estamos dormindo e se sente responsável pela segurança. COMO AGIR? -Por mais que custe acordar no meio da noite, seu cachorro precisa  levar uma bronca, nem que seja pela janela. O QUE EVITAR? -Levantar e ir até ele só piora a situação.

O QUE SEU CACHORRO QUER DIZER QUANDO...CHORA SE FICA SOZINHO
Por que ele faz isso? –Esse choro é um sinal da “ansiedade da separação”, que causa muita angústia no bicho. COMO AGIR? -Se ele for do tipo “sombra”, que segue você pela casa, ensine o comando “fica” (elogiando os acertos com  petiscos). Use essa estratégia todos os dias. Quando estiver na sala e for até a cozinha, por exemplo, diga “fica”. O cão dorme no seu  seu quarto? -Habitue-o a dormir na sala. Ao sair de casa ou voltar, não pegue o bicho no colo. Quando ele ficar sozinho, deixe brinquedos e permita acesso livre aos locais da casa que tenham seu cheiro, como o sofá e a cama. Outra saída é manter a TV ou o rádio ligados. O QUE EVITAR? –Diga não às coleiras antilatido. Elas têm um mecanismo automático que dá bronca em forma de vibração, spray ou estímulo elétrico, mas não servem para casos de ansiedade da separação. O animal para de latir, mas passa a se automutilar.  

UIVA À NOITE
POR QUE ELE FAZ ISSO? –Os cães herdaram esse comportamento instintivo dos lobos, que uivam para reunir o grupo. Se o seu cachorro uiva muito, pode estar sofrendo de tédio ou solidão. COMO AGIR? –Proporcione mais atividades e faça-o sentir mais “em casa” e próximo das  pessoas. Isso costuma resolver o problema. O QUE EVITAR? Não deixe preso (no canil, no terraço ou na área de serviço) por muito tempo.

ROSNA PARA A CAMPAINHA
                  
      
POR QUE ELE FAZ ISSO? –É um comportamento típico de raças de alerta (como o poodle e o fox paulistinha). COMO AGIR? –É preciso treiná-lo. Peça a alguém que toque a campainha. Fique preparado ao lado do cachorro. Se ele não latir, dê petiscos; se latir, diga ”não” em tom de bronca. O QUE EVITAR? –Treiná-lo apenas às vezes ou só quando vierem visitas. Não vai funcionar...

LATE PARA CHAMAR ATENÇÃO
POR QUE ELE FAZ ISSO? –Ele aprendeu que, quando late, ganha colo, carinho, atenção ou petiscos. COMO AGIR? –Jamais satisfaça a vontade do cachorro durante os latidos. Espere que ele fique quieto e só então o atenda. Ele está se esgoelando para ganhar petisco? Diga “senta” e só dê o prêmio quando ele parar de latir e sentar. A bolinha dele rolou para debaixo do sofá? Deixe-a até ele parar de latir. O QUE EVITAR? –Ceder é reforçar o comportamento. Logo o Totó aprende que, latindo, consegue tudo! Tenha paciência e aguente firme.


Fonte de Pesquisa e Fotos:Google
Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari

Nenhum comentário:

Postar um comentário