quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GATO DO MATO

                               
              GATO    DO    MATO
         
     
NOME POPULAR:  Gato-do-Mato
NOME CIENTÍFICO: Leopardus Geoffroyi
NOME EM INGLÊS: Gepffroy’s Cat

É um felino de pequeno porte e bastante ágil.  Pesa entre 2 e 6 kg e tem comprimento total entre 70 e 90 cm.  A pelagem tem coloração que varia do cinza claro ao ocre, recoberta por um grande número de pequenas listras negras e a cauda é anelada.  Indivíduos melânicos – de cor negra por todo o corpo – não são raros.
                                                    
Ocorre a partir do sul da Bolívia até o fim do continente sul-americano, ocupando áreas com cobertura vegetal variando do porte arbustivo ao arbóreo.  No Brasil só é conhecido no Rio Grande do Sul.

É um animal pouco estudado não havendo muitas informações a respeito de suas características sociais.  É solitário e de hábitos predominantemente noturnos, com área territorial variando de 1,5 a 13 km2.

Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e  até mesmo de peixes.
                                             
A gestação dura de 70 a 76 dias, com dois a três filhotes.

A caça para o comércio de peles e a destruição das florestas são as principais causas de ameaça  Além disso, o pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, limita a possibilidade da atuação do homem em estratégias de conservação.  É classificada pelo IBAMA como  espécies AMEAÇADA DE EXTINÇÃO



GATO  DO  MATO


Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e Imagens:Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário