quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ELEFANTES

                            
O S    E L E F A N T E S
              
Os ELEFANTES africanos e asiáticos são os maiores animais terrestres do mundo, únicos sobreviventes de uma grande família conhecida como proboscidea. E sua vida nos tempos modernos está marcada por uma conflitiva convivência com os seres humanos.  De acordo com informação disponível na internet, a ordem proboscídea teve mais de trezentos integrantes, todos extintos, salvo duas espécies que conhecemos hoje em dia.  O ELEFANTE africano leva o nome científico de loxodonta africana, enquanto o asiático é chamado elephas máximos.
  
Características como: seu tamanho e sua tromba, sempre chamam à atenção.  Além disso, os  ELEFANTES têm outras peculiaridades: vivem em famílias estreitamente ligadas, têm manifestações de afeto incomuns e possuem excelente memória.  Também possuem um raro adorno, as presas de marfim, um atributo que paradoxalmente tem sido a causa principal da redução das populações  destas espécies, por se tratar de um material de alto valor comercial.
                                                           
A caça de ELEFANTES, para a extração do marfim ainda é considerada como a pior ameaça a estas espécies e vem gerando uma série de iniciativas internacionais de conservação, incluindo a restrição ao comércio desse produto.  Entretanto, cada vez mais há conflitos entre as populações de ELEFANTES e de seres humanos que compartilham os mesmos ecossistemas, outro fator capaz de alterar o potencial de sobrevivência desta espécie.
          
Em alguns casos, os humanos se queixam de uma excessiva presença de ELEFANTES, como resultado das iniciativas de conservação, às vezes chegando a pedir que sejam amenizadas as restrições ao marfim.  Em outros casos as famílias destes mamíferos enfrentam difíceis condições de vida em ecossistemas alterados por práticas agrícolas.  Na internet há um excelente portal com informação sobre elefantes. E, além deste, são incontáveis os sites que informam tanto sobre as características destas duas espécies, quanto os perigos que os cercam.
                  
                                                              









Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e fotos:Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário