quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O PERU

                             O   PERU

PERU é o nome comum dado às aves galiformes da espécie Meleagris  Gallopavo com variantes selvagens e domesticadas, originária da América do Norte e aparentadas com os faisões.



O nome PERU tem sua origem provavelmente do topônimo PERU, por acreditar-se no século XVI que era dali que se exportava a ave para Portugal:  além do mais, em Portugal do século XVI, segundo relatos, a fama do PERU era tal que, metonimicamente, entre os portugueses, passa a significar a América espanhola.

O PERU é uma ave que se alimenta de grãos e insetos. Tanto o macho como a  fêmea tem a cabeça e o pescoço descoberto de penas. Geralmente suas penas tem coloração preta, castanha ou até mais clara.  Somente o macho possui um apêndice carnoso sob o bico chamado de carúnculas. Medem  até 1,17 m de altura.

Originário da América do Norte foi levado para a Europa em 1511. O PERU selvagem foi domesticado pela primeira vez no México há mais de mil anos, mas, no começo do século XX, havia desaparecido em grande parte dos Estados Unidos. Nos últimos anos o PERU começou a ser reintroduzido a seu lugar de origem com aparente sucesso.
                                                              
                  
Em estado selvagem vivem em grupos de até vinte aves em lugares próximos a árvores. Normalmente caminham, mas também podem voar. PERUS selvagens pesam de 8 a 10 kg o macho e, de 4 a 5 kg a fêmea.  Mas quando domesticados podem chegar a pesar mais de 1 kg. Isto se deve a processos de seleção e uma alimentação própria para aumentar o rendimento de carne para o consumo humano.
    
Para cortejar uma fêmea o macho atrai aquela com um som característico e levanta suas plumas da cauda. A fêmea põe de 8 a 15 ovos num ninho feito  com a vegetação, incubando de 25 a 30 dias, nascendo os filhotes que se alimentam por sua própria conta mas tem a proteção da mãe.
                   
Atualmente a criação de PERU doméstico é uma indústria em grande escala tanto na América quanto na Europa, sendo um dos pratos preferidos no Natal e no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

                                       

Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e Fotos:Google

Um comentário: