quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COMPRAR E CUIDAR DE MASCOTES

COMO COMPRAR E CUIDAR DE MASCOTES DIFERENTES
                  
ANTES DE IR À LOJA, É PRECISO CONSIDERAR O TIPO  DO BICHO, SEU TAMANHO E SUAS NECESSIDADES.
                          
Comprar um bicho de estimação sempre requer cuidados. Afinal, é um compromisso que implica, entre outras coisas, que vamos cuidar do mascote até o fim da vida dele. Quando se trata de animais mais exóticos, como aves e répteis, a atenção  detalhes como o tempo de vida e o tamanho que podem chegar são fundamentais. Muito importante de se informar bem antes de comprá-los.
-Um papagaio pode viver até 60 anos.  É necessário saber quem cuidará do animal caso a pessoa que o comprou não esteja mais presente. Em répteis que crescem e ficam enormes. É preciso pesquisar muito sobre o animal, o comportamento, suas necessidades, o tamanho que podem atingir.
       
                                    
Além dessas questões, quando se trata de animais silvestres nativos (aqueles que vivem em território nacional mesmo que apenas uma parte de seu ciclo como, por exemplo, papagaios, sabiás, capivaras, sagüis), é importante checar se a loja que os vende tem autorização do Ibama e se o criadouro de onde ele vem está legalizado.  O bicho também precisa trazer uma marcação individual que pode ser microchip ou uma anilha (pulseira na pata) que o identificará o animal. As mesmas regras são aplicadas aos animais silvestres exóticos, que são aqueles provenientes de outros países, como por exemplo, os furões.
                                                                                  
Um gerente de venda tem duas jibóias, um falcão e um tucano. Todos comprados legalmente. Diz ele: - Eu sempre quis ter esse tipo de bicho, mas não podia. Depois que casei, decidi comprá-los. -  Mas, antes, pesquisei muito sobre cada um e me questionei se teria tempo para dedicar a eles.  – O falcão Gaya, por exemplo, precisa de voos diários para se exercitar, sempre preso por um cordão no poleiro.
- As jibóias também precisam de cuidados, principalmente no inverno, quando o terrário precisa ficar esquecido com lâmpadas especiais. O dono costuma levar a serpente para tomar sol na grama e passear na rua. – As jibóias foram compradas há cerca de três anos. Hoje em dia, jibóias, assim como jabutis e iguanas, não podem  mais ser comercializados no Estado de São Paulo.
  
Entre os animais considerados exóticos, os répteis como o teiú (espécie de lagarto), o tigre deágua (um cágado que é um animal semi-aquático) e o cágado de barbicha sempre fizeram sucesso. Mas esse tipo de animal é mais ornamental e não interage com o dono como explica um veterinário: - Brinco que a maior interação deles é quando deixam de ver o dono como ameaça. Ai  deixa-se ser manejados sem ter reações violentas.
                  
Mas os lagartos precisam de um local próprio, os terrários, que possam aumentar conforme os anos passam, porque o animal pode chegar a 1,20 m. O local precisa ser coberto com terra ou casca de madeira e precisa de aquecimento especial, já que o lagarto  não tem  temperatura do corpo constante como os mamíferos.
                                                
Quando se trata de aves, as que interagem mais com os humanos são os psitacídeos. As chamadas aves de bico torto. São araras, calopsitas, periquitos e jandaias. De acordo com o veterinário, elas costumam ser procuradas por pessoas que não querem mais cachorros nem gatos. São inteligentes, e algumas até aprendem a falar, como os papagaios e as araras. Mas precisam de atenção especial.
                                        
- Elas carregam pra o ambiente doméstico o instinto de que se demonstrarem que estão doentes serão alvos de predadores. São diferentes do cachorro que, se passar mal, fica amuado.  Só mostram  problemas quando estiverem bem debilitadas. Por isso, é importante visitar o veterinário regularmente. Alguns dos sinais de que não estão bem sã  com falta de apetite, inatividade e ficar sem falar ou fazer sons.
       
Outro bicho que é procurado é o sagui. Eles costumam interagir bastante com o dono, mas o veterinário avisa que são muito ativos e bagunceiros. DevagarOs animais considerados mais exóticos chamam a atenção. Mas roedores também fazem a cabeça da garotada. Nesse grupo estão os hamsters, os porquinhos da índia, as chinchilas e os camundongos. DevagarUma garota de nove anos queria ter um animal de estimação, mas mora em apartamento e a alergia do irmão não permite bichos com pelos em casa. DevagarEla pensou e escolheu um hamster, batizado de Cinzentinho, comprado à própria mesada. Devagar Também trouxe a gaiola, serragem para forrar o lugar dele, potinhos de comida e uma bolinha para ele brincar e se exercitar. DevagarEla também brinca com o animal, limpa a gaiola e dá ração todos os dias, às 19 horas.Devagar Os roedores são uma boa opção para crianças maiores de cinco anos. DevagarSão animais fáceis de cuidar, não precisam de grandes espaços, gostam de interação.DevagarDe acordo com ele, o maior cuidado é quanto a colocar um casal junto, pois procriam muito e rapidamente. Entre 28 e 21 dias já é possível ter uma ninhada de 8 a 12 filhotes de um casal de roedores.Devagar
Outro detalhe pouco comentado sobre os roedores é que sempre procuram coisas para roer na casa: pé de mesa, cama e o que mais vier pela frente. Mas nesse momento, de acordo com o veterinário, o roedor que faz sucesso é o porquinho da Índia, provavelmente por causa do sucesso do filme Força G, em que esses animais são agentes secretos.  DevagarVendíamos uns 20 por semana. Agora chegamos a vender 40.
                    

Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-(Autor do Blog)-
Fonte e Imagens:Google

Um comentário:

  1. vendo casal de tartarugas(Cágado),quero 15R$ em cada.
    as tartarugas são doceis(não mordem)
    eu moro em recife(ibura)AV.dois rios,
    fone:81 83241824

    ResponderExcluir