quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FUMAÇA NO FOCINHO

CHEGA DE FUMAÇA NO FOCINHO 
                          
O CIGARRO QUE VOCÊ ACENDE FAZ MAL PARA TODA FAMÍLIA, INCLUSIVE PARA O SEU AMIGÃO DE TODAS AS HORAS
                                               
                                  
Provavelmente você nunca parou para pensar nisso, mas o animal que convive com o cigarro dos donos é um fumante passivo. E sofre com isso, assim como todos ao redor. “Cães e gatos estão sujeitos à rinite e a outras irritações nasais, e até ao câncer”.  Portanto, não custa repetir o que você  já deve ter ouvido milhares de vezes: o tabaco contém dezenas de substâncias cancerígenas e milhares de outras toxinas.  Quem está por perto inala cerca de 85% da fumaça venenosa (e o seu animal de estimação está sempre do seu lado, para o que der e vier, não é verdade?).
  


                                                    FAÇA O BEM
                                       
                                           
Se você ainda não se convenceu de que o melhor é largar o vício de uma vez por todas, pelo menos evite soltar fumaça perto do coitadinho.  Afinal, o animal não tem nada a ver com sua escolha.  Procure uma janela, uma varanda ou qualquer outro lugar aberto.  Para conscientizar você do mal que a fumaça causa aos “ FOCINHOS  DE  CÃES   E   GATOS” , veja o resultado de alguns estudos que foram feitos, no Brasil e no mundo.  E aproveite para abandonar o cigarro e contribuir para manter sua saúde e a de toda a família.



 OS   CÃES   SOFREM


O veterinário Marcello Roza realizou uma pesquisa para a Universidade de Brasília que mostra o efeito do cigarro nos pets.  O estudo foi feito com 30 cães da raça yorkshire. Quinze deles tinham dono fumante. Resultado: todos os cães que eram “fumantes passivos” apresentaram problemas no sistema respiratório devido à exposição constante à nicotina e ao alcatrão.  As raças mais prejudicadas pelo fumo passivo são as de pequeno porte, que ficam mais próximas do dono.  “A ameaça cresce ainda mais se o cão tiver focinho curto (como os buldogues). Cães com esse tipo de nariz não filtram direito o ar. E as toxinas vão parar no pulmão, causando câncer”, diz o veterinário. 

 ... E  OS  GATOS  MAIS  AINDA 


                                                  


Os BICHANOS também sofrem bastante com o cigarro do dono.  Gatos que são fumantes passivos têm o dobro de chance de apresentar linfoma felino do que aqueles que não ficam expostos à fumaça.  É o que mostrou uma pesquisa realizada na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.  O linfoma felino, doença que é popularmente conhecida com aids felina, acaba com as defesas do animal.  Assim, ele corre perigo de vida.  O risco cresce de acordo com o tempo que o peludo fica exposto às substâncias tóxicas do cigarro.  Pior do que os cães, os gatos, além de inalarem a fumaça tóxica, também ingerem as substâncias quando lambem os próprios pêlos.



PRESERVE   E   AME



Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari -(Auytor do Blog)-
                                                           Fonte  Imagens:Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário