GATO DO MATO
NOME POPULAR: Gato-do-Mato
NOME CIENTÍFICO: Leopardus Geoffroyi
NOME EM INGLÊS: Gepffroy’s Cat
É um felino de pequeno porte e bastante ágil. Pesa entre 2 e 6 kg e tem comprimento total entre 70 e 90 cm. A pelagem tem coloração que varia do cinza claro ao ocre, recoberta por um grande número de pequenas listras negras e a cauda é anelada. Indivíduos melânicos – de cor negra por todo o corpo – não são raros.
Ocorre a partir do sul da Bolívia até o fim do continente sul-americano, ocupando áreas com cobertura vegetal variando do porte arbustivo ao arbóreo. No Brasil só é conhecido no Rio Grande do Sul.
É um animal pouco estudado não havendo muitas informações a respeito de suas características sociais. É solitário e de hábitos predominantemente noturnos, com área territorial variando de 1,5 a 13 km2.
Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e até mesmo de peixes.
A gestação dura de 70 a 76 dias, com dois a três filhotes.
A caça para o comércio de peles e a destruição das florestas são as principais causas de ameaça Além disso, o pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, limita a possibilidade da atuação do homem em estratégias de conservação. É classificada pelo IBAMA como espécies AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e Imagens:Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário