quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O CACHORRO RÓI TUDO


COMO SE PROCEDER QUANDO O SEU CACHORRO TEM O HÁBITO DE ROER O QUE ENCONTRA PELA FRENTE

A frase "meu cachorro rói tudo" é recorrente para quem trabalha com o comportamento deles. E todo mundo que já teve ou tem um cão, certamente tem histórias sobre móvel ou um sapato roído ou outros demais objetos da casa. Essa é uma queixa absolutamente comum e é preciso ficar atento pois pode ser indício de algum problema de saúde física ou psicológica.
                                                    


  POR QUE O CACHORRO RÓI?



Existem muitos motivos para o seu cão roer e, acredite, nos filhotes não difere muito dos bebês humanos que pegam e colocam tudo na boca. Afinal é uma fase de descobrir as coisas e, nos cães, é pela boca e pelo faro que esse aprendizado acontece.  É importante você entender que este é um comportamento natural e o seu trabalho é mostrar o que pode e o que não pode com muita paciência durante o treinamento. A gengiva pode estar coçando durante a troca da dentição, principalmente nos filhotes entre 3 e 6 meses de idade. Cuidado nesta fase! Geralmente é neste período que eles comem coisas que podem ser perigosas como fios, cabos e móveis que soltam pedaços ou farpas. Falta de exercício físico ou mental gera tédio e ansiedade. Se ele não tem o que fazer "vai encontrar algo para fazer" em qualquer idade. Acredite: existem casos de cães que roem e comem paredes, marcos de porta e até vasos de plantas. Você deve conversar com seu veterinário para excluir a possibilidade de verminoses, que também podem ocasionar o comportamento.




          O QUE FAZER PARA EVITAR QUE ELE ROA?


Ofereça brinquedos adequados e, ao brincar com ele e os objetos, elogie sempre quando ele estiver utilizando o brinquedo correto. Você pode utilizar bolinhas e ossos naturais defumados. Importante! Não deixe muitos brinquedos a disposição! Faça um rodízio de brinquedos! Os cães são extremamente curiosos e podem perder o interesse nos objetos. Para evitar isso, basta selecionar a cada brincadeira um diferente e manter eles bem guardados e fora do alcance. Isso ajuda a manter o interesse e expectativa para próxima brincadeiras.



Retire cuidadosamente o objeto dele sem fazer escândalo ou dar muita atenção ao fato. Você pode sem querer, ensinar que se pegar tal coisa vai receber atenção em troca e não é isso que queremos. Depois, interaja positivamente oferecendo algo que ele possa brincar e roer.

                                                                  

Fonte: JP Saúde- 58- Jornal do Porto-
Pesquisa Autor do Site
Imagens: Google
                                                                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário