quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FUMAÇA NO FOCINHO

CHEGA DE FUMAÇA NO FOCINHO 
                          
O CIGARRO QUE VOCÊ ACENDE FAZ MAL PARA TODA FAMÍLIA, INCLUSIVE PARA O SEU AMIGÃO DE TODAS AS HORAS
                                               
                                  
Provavelmente você nunca parou para pensar nisso, mas o animal que convive com o cigarro dos donos é um fumante passivo. E sofre com isso, assim como todos ao redor. “Cães e gatos estão sujeitos à rinite e a outras irritações nasais, e até ao câncer”.  Portanto, não custa repetir o que você  já deve ter ouvido milhares de vezes: o tabaco contém dezenas de substâncias cancerígenas e milhares de outras toxinas.  Quem está por perto inala cerca de 85% da fumaça venenosa (e o seu animal de estimação está sempre do seu lado, para o que der e vier, não é verdade?).
  


                                                    FAÇA O BEM
                                       
                                           
Se você ainda não se convenceu de que o melhor é largar o vício de uma vez por todas, pelo menos evite soltar fumaça perto do coitadinho.  Afinal, o animal não tem nada a ver com sua escolha.  Procure uma janela, uma varanda ou qualquer outro lugar aberto.  Para conscientizar você do mal que a fumaça causa aos “ FOCINHOS  DE  CÃES   E   GATOS” , veja o resultado de alguns estudos que foram feitos, no Brasil e no mundo.  E aproveite para abandonar o cigarro e contribuir para manter sua saúde e a de toda a família.



 OS   CÃES   SOFREM


O veterinário Marcello Roza realizou uma pesquisa para a Universidade de Brasília que mostra o efeito do cigarro nos pets.  O estudo foi feito com 30 cães da raça yorkshire. Quinze deles tinham dono fumante. Resultado: todos os cães que eram “fumantes passivos” apresentaram problemas no sistema respiratório devido à exposição constante à nicotina e ao alcatrão.  As raças mais prejudicadas pelo fumo passivo são as de pequeno porte, que ficam mais próximas do dono.  “A ameaça cresce ainda mais se o cão tiver focinho curto (como os buldogues). Cães com esse tipo de nariz não filtram direito o ar. E as toxinas vão parar no pulmão, causando câncer”, diz o veterinário. 

 ... E  OS  GATOS  MAIS  AINDA 


                                                  


Os BICHANOS também sofrem bastante com o cigarro do dono.  Gatos que são fumantes passivos têm o dobro de chance de apresentar linfoma felino do que aqueles que não ficam expostos à fumaça.  É o que mostrou uma pesquisa realizada na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.  O linfoma felino, doença que é popularmente conhecida com aids felina, acaba com as defesas do animal.  Assim, ele corre perigo de vida.  O risco cresce de acordo com o tempo que o peludo fica exposto às substâncias tóxicas do cigarro.  Pior do que os cães, os gatos, além de inalarem a fumaça tóxica, também ingerem as substâncias quando lambem os próprios pêlos.



PRESERVE   E   AME



Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari -(Auytor do Blog)-
                                                           Fonte  Imagens:Google



ELEFANTES

                            
O S    E L E F A N T E S
              
Os ELEFANTES africanos e asiáticos são os maiores animais terrestres do mundo, únicos sobreviventes de uma grande família conhecida como proboscidea. E sua vida nos tempos modernos está marcada por uma conflitiva convivência com os seres humanos.  De acordo com informação disponível na internet, a ordem proboscídea teve mais de trezentos integrantes, todos extintos, salvo duas espécies que conhecemos hoje em dia.  O ELEFANTE africano leva o nome científico de loxodonta africana, enquanto o asiático é chamado elephas máximos.
  
Características como: seu tamanho e sua tromba, sempre chamam à atenção.  Além disso, os  ELEFANTES têm outras peculiaridades: vivem em famílias estreitamente ligadas, têm manifestações de afeto incomuns e possuem excelente memória.  Também possuem um raro adorno, as presas de marfim, um atributo que paradoxalmente tem sido a causa principal da redução das populações  destas espécies, por se tratar de um material de alto valor comercial.
                                                           
A caça de ELEFANTES, para a extração do marfim ainda é considerada como a pior ameaça a estas espécies e vem gerando uma série de iniciativas internacionais de conservação, incluindo a restrição ao comércio desse produto.  Entretanto, cada vez mais há conflitos entre as populações de ELEFANTES e de seres humanos que compartilham os mesmos ecossistemas, outro fator capaz de alterar o potencial de sobrevivência desta espécie.
          
Em alguns casos, os humanos se queixam de uma excessiva presença de ELEFANTES, como resultado das iniciativas de conservação, às vezes chegando a pedir que sejam amenizadas as restrições ao marfim.  Em outros casos as famílias destes mamíferos enfrentam difíceis condições de vida em ecossistemas alterados por práticas agrícolas.  Na internet há um excelente portal com informação sobre elefantes. E, além deste, são incontáveis os sites que informam tanto sobre as características destas duas espécies, quanto os perigos que os cercam.
                  
                                                              









Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e fotos:Google 

CASTRAR OU CRUZAR?

                                   
CASTRAR   OU   CRUZAR ???
               
                   
CONFIRA  OS  CUIDADOS  QUE  VOCÊ  DEVE  TER  ANTES  DE CRUZAR O SEU  BICHINHO DE  ESTIMAÇÃO
      
Quando um cachorrinho faz parte da família, o assunto cruzamento certamente terá que ser discutido em algum momento. E, ai, surge a dúvida: devo ou não cruzar meu cãozinho? Para responder esse tipo de questão, temos as  respostas abaixo:
     
01- QUAL  A   IDADE   MÍNIMA  INDICADA   PARA   O  CRUZAMENTO?
Para os machos, a partir dos 18 meses.  As fêmeas devem cruzar depois do terceiro cio.
                                                               
02-  E    A   MÁXIMA?
Para os machos, o ideal é até os 8 anos. Já as fêmeas devem cruzar apenas até os 5 anos, quando ainda estão no auge da fertilidade. Após essa fase, elas podem ter complicações durante a gestação ou parto.
       
03- IMPEDIR  O  ANIMAL  DE  CRUZAR  PODE  PROVOCAR  ALGUM  DANO  Á  SAÚDE?
Não. Cães que cruzaram várias vezes durante a vida e aqueles que nunca cruzaram têm as mesmas chances de desenvolver doenças.  Essa possibilidade é reduzida apenas em cães castrados.
                      
  

Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fotos:Google                                

GATO DO MATO

                               
              GATO    DO    MATO
         
     
NOME POPULAR:  Gato-do-Mato
NOME CIENTÍFICO: Leopardus Geoffroyi
NOME EM INGLÊS: Gepffroy’s Cat

É um felino de pequeno porte e bastante ágil.  Pesa entre 2 e 6 kg e tem comprimento total entre 70 e 90 cm.  A pelagem tem coloração que varia do cinza claro ao ocre, recoberta por um grande número de pequenas listras negras e a cauda é anelada.  Indivíduos melânicos – de cor negra por todo o corpo – não são raros.
                                                    
Ocorre a partir do sul da Bolívia até o fim do continente sul-americano, ocupando áreas com cobertura vegetal variando do porte arbustivo ao arbóreo.  No Brasil só é conhecido no Rio Grande do Sul.

É um animal pouco estudado não havendo muitas informações a respeito de suas características sociais.  É solitário e de hábitos predominantemente noturnos, com área territorial variando de 1,5 a 13 km2.

Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e  até mesmo de peixes.
                                             
A gestação dura de 70 a 76 dias, com dois a três filhotes.

A caça para o comércio de peles e a destruição das florestas são as principais causas de ameaça  Além disso, o pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, limita a possibilidade da atuação do homem em estratégias de conservação.  É classificada pelo IBAMA como  espécies AMEAÇADA DE EXTINÇÃO



GATO  DO  MATO


Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e Imagens:Google

O PORQUINHO DA ÍNDIA

 
                                

 PORQUINHO   DA  ÌNDIA

               
Apesar do seu nome, a origem desta espécie está na América do  Sul, onde um parente selvagem do nosso porquinho doméstico pode ser ainda hoje, encontrado, nas regiões do Nordeste e Sudeste deste continente, tendo sido domesticados pelos Incas, muito antes dos primeiros europeus terem por lá aportado.
Como animal de estimação, o PORQUINHO DA ÍNDIA tem vindo a ser promovido, nos  últimos anos, a um patamar muito interessante.
           
Introduzido na Europa pelos espanhóis no século XVI, os PORQUINHOS DA ÍNDIA rapidamente se popularizaram e começaram a ser criados em vários países europeus no século XVIII.
                                                                       
Nos primórdios do século XIX foram organizadas as primeiras Exposições de várias raças na Inglaterra, julgadas por um Standard de Raças.  Hoje em dia existem muitos criadores e fãs de porquinhos por todo o mundo.
   
Em Portugal, ainda há poucos anos, os PORQUINHOS DA ÍNDIA eram considerados apenas como petisco culinário em algumas regiões do país, mas o interesse por eles como animal de companhia está a crescer rapidamente, existindo já alguns criadores portugueses que fazem criação das mais diferentes raças e que têm interesse em mostrá-las.
O caráter carinhoso e o seu ar de mascote levaram a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de sucesso como animal de companhia.
                                         
                        
Manter um PORQUINHO DA ÍNDIA é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo  40 X 60 cm, mas quanto maior melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.
     
Os PORQUINHOS DA ÍNDIA são animais sociais que nunca devem estar sozinhos.  O melhor é ter um par do mesmo sexo junto, dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.
                                                                     
Devem ainda ter a possibilidade de fazer exercício diário fora das gaiolas, de maneira a manterem a forma.
As gaiolas dever ser limpas com muita freqüência de modo a evitar cheiros.
        


A cama deve ser feita com aparas de madeira ou outro material próprio que se pode encontrar nas lojas de animais.
Deve estar sempre disponível água em bebedouro próprio, com esfera rotativa.
                                                                             
A alimentação deve ser feita à base de feno e de ração própria para PORQUINHOS DA ÍNDIA, enriquecida com vitamina C.

Diariamente devem ser oferecidas frutas e vegetais frescos. Os PORQUINHOS DA ÍNDIA mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores.
                                                                  
Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de  1 kg.
A sua esperança de vida varia entre os 5 e os 8 anos.
                                        Rindo a toa
Rindo a toaRindo a toa


Pesquisa:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari
Fonte e Imagem:Google


OS CÃES E OS GATOS

 ENTENDA  OS  CÃES  E  OS   GATOS

                  
01. POR QUE O GATO ABRE A BOCA AO CHEIRAR ALGO?
O paladar e o olfato do felino estão ligados. Ele sente melhor o cheiro se também o sentir pela boca.

02.  POR QUE O CÃO LEVANTA A PERNA PARA FAZER XIXI?
Cães e gatos marcam o território com urina. Totós levantam a perna para fazer xixi mais alto e, assim, demarcar um espaço maior.

03. O QUE É O “AMASSAPÃO” DOS GATOS?
Filhotes fazem isso com as patas enquanto mamam na mãe. Adultos não perdem o hábito e “amassam” nosso colo!

04. CÃES LATEM QUANDO OUVEM LATIDOS.  POR QUE?
É uma forma de comunicação do bando. Se seu cachorro ouvir o vizinho latindo, vai querer “responder”.

05. POR QUE GATO VIVE SE LAMBENDO?
Gatos se lambem par tirar os pêlos mortos, cujo cheiro pode ser sentido de longe pelas presas.

06. POR QUE CÃES GOSTAM TANTO DE ROER OSSOS?
Cães selvagens abatem presas grandes e roem para aproveitar toda a carne, absorver cálcio e limpar os dentes. Já os gatos caçam animais pequenos, com ossos fáceis e de quebrar. Cães de estimação que passam o dia roendo por puro tédio podem perder os dentes!  Ofereça ossinhos de couro, que são bem macios      
          
07. POR QUE GATOS SE ESFREGAM NA GENTE?
Por carinho, e também para deixar o cheiro deles “pegar” no nosso. É como se falassem: “Você me pertence!”.

08. CÃO E GATO BRIGAM MESMO?
Gato tem medo de animais maiores. Ao se deparar com um cão desconhecido, costuma se comportar como uma presa perfeita: caminha agachado, se move devagar e sai correndo de repente atiçando o instinto predador do cão. Mas os dois convivem numa boa se forem criados juntos.


AFINIDADE

09. COMO O GATO FAZ RONROM?
Há várias teorias. Uma delas diz que o som é provocado pela vibração das cordas vocais, quando o gato está feliz. Mas sabe-seque além do prazer, ele costuma ligar o “motorzinho” quando sente dor ou está angustiado.
10. QUEM É MAIS INTELIGENTE: O CÃO OU O GATO?
Depende. O gato aprende por observação e é capaz de abrir janelas e portas de fácil manuseio apenas prestando atenção em como fazemos. Um cão treinado consegue fazer o mesmo.

11. POR QUE GATO ODEIA ÁGUA?
Não odeia: o que ele detesta é perder o controle da situação ao ser agarrado e ensaboado na marra. Gato não precisa de banho: ele cuida da própria higiene. Se quiser banhá-lo, vá devagar, molhe-o aos poucos e sempre conversando.
CARINHO

12. COMO CÃES “SENTEM” QUE O DONO VAI CHEGAR?
Ele não tem nada de paranormal. O cão escuta melhor que a gente e pode reconhecer o ronco do motor do carro do dono a dois quilômetros! Cães de apartamento ainda contam com os cheiros que chegam do elevador. Por isso, ele fica deitado farejando o corredor e sente a aproximação do dono quando ele está na garagem.

13. BICHOS TÊM MESMO UM BOM SENSO DE DIREÇÃO?
Sim! Eles conseguem distinguir o cheiro específico da sua casa, da sua rua e do seu bairro. São uma bússola de quatro patas!

14. DE ONDE VEM O HÁBITO CANINO DE “DAR BEIJO?”
É um comportamento de filhote, quando eles lambiam a boca da mãe para pedir comida ou mostrar obediência.
MUITO  A  DOIS

15. POR QUE GATOS ADORAM DORMIR NA BEIRADA DE LUGARES ALTOS?
Eles precisam ter tudo sob controle. Nada melhor do que um lugar alto de onde se vê tudo que acontece. Mas é preciso cuidado, porque os gatos podem cair da beirada de janelas durante o sono (ou mesmo acordados, se forem muito destrambelhados). Quem mora em andar alto deve ter tela de proteção.

          
      ApaixonadoApaixonado   

Pesquisador:Prof.Rodolfo Antonio de Gaspari-Autor do Blog-
Fonte e Fotos:Google